Acerca
Detentora do título de casa de leitões mais antiga de Negrais (Sintra), a Rosa dos Leitões prima pela qualidade da carne de leitão assado em tradicional forno a lenha.
A casa foi fundada em 1938, pela Dona Rosa Inácia, matriarca da família que ainda hoje gere o negócio. Leonel Silvestre, que passou a encabeçar o negócio a partir do novo século, revela que, para além dos produtos que vendem nas lojas de Negrais e do Algarve (Quarteira), distribuem ainda a bela carne por grandes superfícies, supermercados e charcutarias.
Os leitões, assados no tradicional forno a lenha, vêm do Alentejo e do Algarve, onde são criados à base de alimentação natural. Os animais, para ficarem “no ponto”, nunca ultrapassam os cinco anos de idade e o resto do segredo do sucesso está no tempero, o qual confere à carne o sabor único que faz o sucesso dos produtos comercializados.
Take away
As lojas, a funcionarem num sistema de take-away, vendem também carne crua para fora, para além das famosas sandes de leitão, normalmente degustadas ao balcão, acompanhadas de batata frita estaladiça e vinho tinto da casa.
Distinções
- Certificado Ponto Verde
- Diploma da Festa do Leitão do Município de Sintra
- Diploma do Pelouro da Cultura e do Turismo de Sintra
- Marca Registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial
- Licença Camarária do Ministério da Agricultura
- Distinção no The New York Times